No texto “Wallet de criptomoedas“, eu prometi um tutorial com passo a passo sobre a Carteira Coinomi. E aqui está, como prometido e com review! No entanto, para que você entenda direitinho como funciona a Coinomi Wallet, você precisa entender primeiro “Wallet de criptomoedas: o que é, pra que serve e como usar?“.

Coinomi: carteira de Bitcoins e criptomoedas

A Coinomi Wallet é uma carteira multimoeda, ou seja, possibilita o armazenamento de diversas criptomoedas diferentes no mesmo aplicativo. Pode ser usada na versão desktop ou via smartphone, seja ele para funcionar como uma carteira para Android ou para guardar suas criptomoedas no iPhone (iOS).

Migração Wix para WordPress

Estamos migrando o site do Wix para WordPress para uma melhor experiência dos nossos leitores. Por isso, tenham paciência com os textos mal formatados sem imagens ou com imagens tortas! Vamos deixar tudo arrumadinho para vocês! 

Wallet multimoeda

Como vimos no texto sobre as wallets, cada Blockchain possui sua criptomoeda. Consequentemente, cada moeda virtual deve ser armazenada em sua respectiva Blockchain e por isso, tem que existir uma carteira para cada cripto.

Desta forma, as primeiras wallets de criptomoedas só comportavam um tipo de cripto ativo. Portanto, se você tivesse Bitcoin, Ethereum e Litecoin, teria que ter 3 carteiras difentes, uma para cada moeda.

Assim começaram a surgir as wallets multimoeda: um único aplicativo onde você pode armazenar mais de uma carteira ao mesmo tempo. Também é conhecido como “multicarteira” devido a esta possibilidade.

Print da tela da Coinomi Wallet para iPhone iOS, mostrando o portfólio de criptomoedas para a opção multicarteira, multimoeda: Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Dogecoin, Dash, Ethereum Classic e ZCash

Existem carteiras onde você só armazena Ethereum e os tokens de sua rede. Assim como há wallets onde é possível armazenar só as criptomoedas mais conhecidas. Basta analisar seu portfólio cripto e ver qual carteira é mais compatível.

Hoje vou apresentar a Coinomi. Pois além de ser a wallet que eu já uso para guardar meus Bitcoins e altcoins, é possível usá-la para uma vasta diversidade de cripto ativos.

Download Coinomi

Para baixar a carteira Coinomi para armazenar seus Bitcoins e criptomoedas, basta ir até a loja de aplicativos do seu celular ou pelos links abaixo. Lembrando que além do celular, a Coinomi é compatível nos desktops Windows, macOS e Linux.

Como criar uma carteira na Coinomi

Depois de ter feito o download da carteira de criptomoedas no seu dispositivo (seja mobile ou desktop), você vai criar uma wallet.

Aqui para o nosso tutorial completo e passo a passo, eu vou dar o exemplo da Coinomi mobile. Mas se você estiver no desktop, o processo deve ser bem parecido, ok?

Como criar um endereço Bitcoin rápido

1) Clique na opção “Fast wallet creation”;

2) Selecione quais criptomoedas você deseja armazenar na carteira (depois você consegue adicionar mais). Para nosso exemplo, vou selecionar o Bitcoin.

É preciso selecionar a criptomoeda para criar uma carteira na Coinomi

3) Clica no botãozinho ” + ” no canto inferior da tela. Pronto, a carteira vai aparecer na Coinomi, obviamente, com o saldo zerado.

4) Nesta modalidade de criação de carteira, você precisa salvar esta wallet. Por isso, vai ficar aparecendo uma mensagem azul: “Carteira não salva. Toque para iniciar”. Clica ali.

5) Uma pop-up vai aparecer, perguntando se você quer que sua frase de recuperação seja exibida. Clique em “OK”.

6) Aqui é onde entra aquele negócio que eu falei sobre as carteiras HD (Hierarchical Deterministic) neste texto. Ou seja, a sua chave privada, ao invés de um monte de código alfanumérico, se torna uma frase de palavras aleatórias. E essas palavras aleatórias são sua seed. Anote a seed em um local seguro e offline.

Hierarchical Deterministic frase de recuperação da wallet de criptomoedas. Seed composta por 18 palavras aleatórias em inglês

7) Depois de escrever a seed em um papel, marque a caixinha assegurando de que você guardou a frase em local seguro. Clique em “próximo”.

8) Agora, para certificar de que você anotou a frase corretamente, você deverá digitá-la na tela da Coinomi wallet.

Encriptação da Carteira

9) Após reescrever a sua seed na Coinomi, vai ser a vez de configurar a encriptação da carteira. Ou seja, uma das formas de protegê-la ainda mais. As opções são proteger menos (least secure) ou mais (most secure). É só arrastar a barrinha pra qual das opções você prefere.

Se você arrastar a barrinha mais para a esquerda (Least secure), terá 2 opções. Se arrastar para a direita, deixando a bolinha azul mais perto da frase (Most secure), vai ter duas opções para deixar a carteira de Bitcoins ou altcoins, mais segura.

Escolha a encriptação da carteira Coinomi. Mais segura ou menos segura. Barrinha de arrastar
Neste print, temos o exemplo de encriptação máxima da carteira, ou seja, o mais segura possível.
Least secure

Haverão duas etapas para segurança baixa. A mais baixa de todas é onde as carteiras são encriptadas, mas não requer autenticação. Ou seja, quando você for fazer uma retirada ou transferência de criptomoedas, nenhum tipo de autenticação será requerido (por exemplo, uma senha).

A outra opção, ainda de segurança baixa, é registrar sua digital. Desta forma, antes de alguma transação ser feita, será solicitada a autenticação pela sua biometria. Isto é: a Coinomi quer saber se você é mesmo você para liberar sua transação. Consequentemente, se alguém roubar seu celular, não vai conseguir transferir suas moedas virtuais sem sua digital.

Most secure

Agora são as opções que começam a deixar sua Wallet Coinomi mais segura.

No primeiro caso, você pode escolher deixar a autenticação das transações por senha. Escolha uma senha forte, com letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Você vai ter que digitar essa senha todas as vezes que for usar a Coinomi.

É melhor escolher a opção de maior segurança na wallet: most secure

Se você colocar a bolinha azul até o fim, vai selecionar a opção mais segura de todas: autenticação por senha + biometria. Que é na verdade a que eu recomendo! Só que pra falar a verdade, enche o saco ter que ficar colocando senha e biometria toda vez que for usar a carteira, eu sei! No entanto, é melhor ter esse trabalho do que perder seus cripto ativos né?

Pronto! Carteira criada!

Criar carteira Coinomi com opções avançadas

Você acabou de aprender a criar uma carteira de criptomoedas de forma simplificada. Mas também dá para criar com opções avançadas.

1) Lá na primeira tela da Coinomi (a tela de boas vindas), você pode selecionar a opção “ADVANCED WALLET CREATION”.

Tela inicial da carteira Coinomi, com as opções de criar a wallet de forma rápida, avançada ou restaurar uma carteira que já existe

2) A próxima tela será a frase de segurança. Repita os passos 6, 7 e 8 que ensinei no tópico “Criar uma carteira rápido”. A diferença é que haverá uma opção para usar “configurações avançadas”. Isso habilitará a opção de usar BIP39 (que explico no próximo tópico).

3) Faça a etapa da “Encriptação da Carteira” que eu expliquei no passo a passo acima.

O que é BIP39?

Em suma, esse BIP39 é como se fosse uma segunda seed. Então você tem lá a seed da Coinomi de 24 palavras que é gerada automaticamente. E pode escolher criar uma segunda semente, com as palavras que você quiser.

Desta forma, sempre que você for restaurar sua carteira Coinomi em outro dispositivo, terá que escrever também sua BIP39. Falarei mais tarde sobre o BIP em outro post explicando mais sobre sua tecnologia e segurança.

Como saber meu endereço Bitcoin?

Agora que você já sabe como criar uma carteira de Bitcoin e altcoins, vamos ver como saber qual o endereço da wallet.

Tela inicial com a lista de moedas da Coinomi

1) A tela inicial vai ser parecida com essa aqui do lado, só que se você tiver acabado de criá-la, ainda estará com o saldo zerado.

2) Clique na moeda que você quer exibir o endereço.

3) Uma nova tela vai aparecer, veja que na barrinha superior, haverão 3 abas: receber, saldo e enviar.

4) Vá até a aba “Receber”. Um QR code será exibido na tela, junto com um código alfanumérico, mais ou menos assim:

Endereço da carteira de Bitcoins com QR code.

5) Esse endereço que está sendo exibido é o endereço da sua carteira na Blockchain da moeda selecionada. No entanto, fique ligado com o primeiro algarismo da carteira de Bitcoin: algumas transferências só são feitas para carteiras que começam com 1 ou 3. Por isso, se você clicar ali em “Compatibility” ou “Legacy”, outros endereços de carteira vão aparecer com o começo sendo o número 1 ou 3. Mas isso, para a carteira de Bitcoins!

Como receber Criptomoedas na Coinomi?

Agora que você já sabe como ver o seu endereço de criptomoedas na Coinomi, fica bem simples de receber seus cripto ativos.

1) Se você for receber de alguém, basta compartilhar seu endereço (que é sua chave pública), com quem for te transferir.

2) Se você for transferir da sua conta na exchange (usem a NovaDAX) para guardar suas altcoins na carteira, então é só digitar seu endereço (ou escanear o QR Code) na exchange e fazer o saque.

Como enviar moedas digitais para outra carteira?

1) Na página inicial, onde suas moedas são exibidas, clique na moeda que deseja enviar.

2) Na barrinha azul superior, clique em “Enviar”. Aqui no nosso exemplo estamos usando o Bitcoin, ok?

3) No campo “To”, você deve digitar o endereço para quem ou para qual endereço está enviando. Você também tem a opção de scanear o QR Code da carteira para onde está enviando, pra facilitar.

4) A partir daí, é só colocar a quantidade de Bitcoins (ou a outra criptomoeda que você tiver escolhido) e enviar. O valor será convertido para a moeda fiat que você escolher em “Configurações” da Coinomi. Na imagem acima, por exemplo, o valor está sendo convertido para Dólar. Mas você pode mudar para Real.

Recuperar carteira de criptomoedas

Tá, agora vem a grande questão: “como recuperar minha wallet de Bitcoins? Dá para restaurar minha carteira da Coinomi?“.

Se você teve que formatar o celular, tablet ou notebook. Ou se você teve seu celular roubado, deixou cair na privada ou ainda, foi jogado de roupa e tudo na piscina com o celular. O que quer que tenha acontecido que você perdeu sua carteira. Bom, temos duas opções:

Opção 1: Recuperar a carteira com a seed (semente)

Se você anotou sua seed bonitinho que nem eu falei, se você manteve em segredinho em local seguro, então tá fácil:

1) Baixe novamente a Coinomi em algum dispositivo;

2) Na página inicial, clique em “Restore A Wallet”, ou “Restaurar uma carteira”;

Como restaurar carteira e o endereço de Bitcoin na Coinomi

3) Insira as palavras da sua seed (semente). Caso você tenha criado a sua carteira usando BIP39, então selecione a caixinha “Opções avançadas” e coloque sua seed BIP39;

4) Só esperar alguns minutos até a restauração e sincronização com a Blockchain. Fim, só isso mesmo!

Opção 2: Recuperar carteira de criptomoeda sem usar a seed

Se você achou que não tinha como recuperar a carteira sem sua chave privada… Então parabéns! Você acertou!

Tô falando isso há mil anos neste site, nas redes sociais, no grupo do Telegram, no post anterior sobre wallets de moedas virtuais e desde o começo desse texto! ENTÃO SEMPRE ANOTE SUA SEED EM LOCAL SEGURO E OFFLINE!

A carteira Coinomi é segura?

Então, queridos amigos… É a wallet que eu uso – e não, este post não é uma publi e eu não ganho comissão da Coinomi. É a que eu mais me identifiquei e que eu guardo minhas criptos e de toda a minha família. Além disso, possui uma infinidade de cripto ativos que eu posso guardar em um só lugar. Só que…

Falha na segurança da Coinomi – API Google

Já houve falha na segurança da Coinomi e que a empresa diz ter trabalhado para resolver. Mesmo após ter lido a reportagem, eu continuo usando-a (acho que eu tenho é preguiça mesmo de mudar, rs) e nunca tive problemas.

A reportagem é do Matheus Henrique, redator do Guia do Bitcoin. E você pode ler a matéria completa aqui. Mas leia tudo, pois a matéria aborda tanto o lado do investidor que perdeu ou diz ter perdido sua grana. Quanto o lado da Coinomi.

A versão do investidor Warith Al Mawali

“A minha frase de seed foi comprometida e $60k-$70k em criptomoedas foram roubadas por causa da Coinomi e como ela gerenciou minha chave privada. Eu estou revelando esse problema para o público porque a Coinomi se recusou a assumir a responsabilidade e todas as minhas tentativas de comunicação pelos canais privados falharam.”

A versão da Coinomi

Segundo a Coinomi, Mawali se recusou a divulgar o bug para a empresa de forma privada a menos que fosse pago um “resgate de 17 BTC”, implicando que o investidor tinha má-intenções dede o início.

Bem, como textos informativos e educativos, devo apresentar todos os apectos que conheço. Então fica de cada um tirar suas conclusões! Me conta aqui nos comentários: você usa a Coinomi? Acha seguro?

Existem várias configurações que você pode fazer na Coinomi. Mas o funcionamento desta carteira é basicamente isso.

Para quaisquer dúvidas e esclarecimentos sobre a Wallet Coinomi, basta me chamar aqui nos comentários ou nas redes sociais abaixo:

Este post foi escrito com muito amor (e uma surtadinha no final) <3

JG