Olá, pessoal! Estamos migrando o site do Wix para WordPress para uma melhor experiência dos nossos leitores. Por isso, tenham paciência com os textos mal formatados sem imagens ou com imagens tortas! Vamos deixar tudo arrumadinho para vocês! 😉

A Ledger Wallet e a Trezor Wallet são as principais referências quando o assunto é carteiras em Hardware. Mas afinal qual escolher? Leia abaixo o tutorial detalhado sobre a Ledger Wallet e compare com a Trezor.

Para ver um tutorial detalhado sobre a Trezor Wallet clique aqui.

Carteira Ledger – mantenha suas criptomoedas seguras

O que é a carteira Ledger?

A Ledger é uma empresa que se preocupa com a infraestrutura e segurança das criptomoedas, seja para usuários individuais ou empresariais. Visando manter suas moedas digitais protegidas, a empresa lançou carteiras em hardware (veja sobre carteiras hardware aqui).

Por que ter uma carteira é importante?

Sem uma carteira, você não consegue fazer transações com suas moedas digitais, afinal, para receber moedas (ou destiná-las quando você as compra), é necessário fornecer o endereço da carteira. Você até consegue armazená-las nas corretoras onde as compra, mas não é seguro o suficiente. (Para ler o que é uma carteira clique aqui.)

Uma carteira hardware é um dispositivo físico onde você armazena suas criptomoedas – como se fosse um pendrive de moeda. Para que você possa fazer transações, sua carteira deverá estar conectada ao computador.

Benefícios de uma carteira hardware

Vantagens
Vantagens
  • Uma das formas mais seguras de guardar moedas virtuais;
  • Mantém as chaves privadas offline, então mesmo que você conecte a carteira em um computador infectado, suas moedas estarão seguras;
  • Se o seu dispositivo for roubado, seus recursos continuarão intactos, pois o acesso é bloqueado com uma senha PIN;
  • Você cria uma frase de recuperação, ou seja, se você perder, for roubado, ou danificar seu hardware, é possível recuperar seus recursos em uma nova carteira, só usando a frase secreta.

Desvantagens da carteira em hardware

Desvantagens
Desvantagens
  • Não são gratuitas. Você precisa comprá-las e geralmente, o preço é elevado. Mas é aquele ditado: “segurança não tem preço”. Então se você possui bons recursos em criptodinheiro, vale muito a pena investir em uma carteira dessas e não correr o risco de perder seus investimentos;
  • Por ser um objeto, você pode perdê-lo, danificá-lo ou até ser roubado. Como dissemos antes, as moedas estarão seguras pelo PINCODE e frase de recuperação, mas você perde o valor que pagou pelo produto.

Quais são as carteiras da Ledger?

Atualmente, a empresa tem focado em duas carteiras específicas: a Ledger Blue e a Ledger Nano S. Ambas carteiras funcionam com recursos de segurança criptográficos avançados. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre esses dois hardwares.

Ledger Blue

É um dispositivo portátil com touch screen. Possui conexão via USB ou Bluetooth. Seu sistema operacional é o BOLOS, o que permite armazenar criptomoedas diferentes, assim como contratos inteligentes – tudo isso com muita segurança.

A Ledger Blue vem numa caixa contendo:

  • Dispositivo Ledger Blue;
  • Cabo USB;
  • Um folheto para recuperação da sua carteira;
  • Um manual de instruções.

Como utilizar minha Ledger Blue?

  1. Para ligar sua Ledger Blue, pressione o botão na lateral por pelo menos 3 segundos. Este mesmo botão serve também para apenas bloquear o aparelho, mas você deve apenas dar um toque breve.
  2. Ao ligar, você poderá escolher criar uma nova carteira ou restaurar qualquer outra que seja compatível;
  3. Você precisará escolher um PIN CODE de 4 a 8 dígitos. Anote em um lugar seguro e offline, pois todas as vezes que o dispositivo for ligado ou desbloqueado, a senha será solicitada. Se o PIN for digitado incorretamente três vezes seguidas, sua carteira será resetada;
  4. Dentro da caixa da sua Blue, há um cartão para você anotar sua frase secreta de segurança e recuperação. Em inglês, é comum chamar esta frase de “seed”. Anote as 24 palavras na mesma ordem que aparecem na tela da sua carteira;
  5. Após ir seguindo as instruções que aparecem na tela, seu dispositivo irá exibir a mensagem: “YOUR DEVICE IS READY”. Significa que você já terminou todas as configurações;
  6. Na página de aplicativos, você precisará fazer o download das carteiras que irá utilizar. Neste mesmo link, você ainda encontra ferramentas para gerenciar sua carteira Ledger Blue.

Quais moedas consigo armazenar em minha Ledger Blue?

A quantidade de moedas que você pode usar em sua Ledger é um grande atrativo para o produto: atualmente, são 21 altcoins compatíveis com a carteira hardware!

  1. Bitcoin;
  2. Ethereum;
  3. Litecoin;
  4. Fido U2F;
  5. Dogecoin;
  6. ZCash;
  7. Dash;
  8. Stratis;
  9. Ripple;
  10. Hello;
  11. Bitcoin Cash;
  12. Komodo;
  13. Ethereum Classic;
  14. Posw;
  15. Expanse;
  16. Ubiq;
  17. Pivx;
  18. Vertcoin;
  19. Viacoin;
  20. Neo;
  21. Stealthcoin.
Moedas na Ledger
Moedas na Ledger

Ledger Nano S

A Ledger Nano S se tornou uma das carteiras hardware mais conhecidas do momento. Capaz de armazenar múltiplas moedas, a Ledger Nano S possui uma tela OLED para permitir ao usuário visualizar, revisar e fazer a confirmação das transações, tudo diretamente dos botões laterais que o hardware possui.

Possui um visual agradável, num ótimo tamanho para transporte e pode ser facilmente disfarçado como um pendrive, pois é bem parecido.

Como utilizar minha Ledger Nano S?

Primeiramente, veja que sua carteira possui dois botões na lateral, que funciona assim: o direito e o esquerdo servem para navegação na tela de OLED que o dispositivo possui. Pressionar os dois botões juntos significa que você está aceitando, confirmando, “dando Enter” ou indo para a próxima tela do hardware.

Para configurar sua Ledger Nano S, você deverá seguir o mesmo passo a passo da carteira Blue mencionada anteriormente. Mas resumindo é:

  1. Conecte seu hardware no computador;
  2. Crie uma nova carteira;
  3. Escolha um PIN CODE – e anote-o. Assim como a Ledger Blue, se você errar sua senha 3 vezes consecutivas na Ledger Nano S, seu dispositivo será resetado;
  4. Anote sua frase de segurança, confirme-a no dispositivo e guarde com cautela;
  5. Instale os aplicativos da sua carteira Ledger em seu computador;
  6. Seu dispositivo está pronto!

Quais moedas são compatíveis com minha Ledger Nano S?

Diferentemente da carteira Ledger Blue, com a Nano S você tem mais opções de altcoins. Além das 21 moedas mencionadas anteriormente, este pequeno dispositivo suporta ARK e a recente Bitcoin Gold!

Onde e porque comprar a Ledger Nano S

Além de toda a praticidade e segurança que a Ledger Nano S oferece, eu ainda dou mais um ótimo motivo para você comprar uma dessas:

  • é uma das carteiras em Hardware mais baratas do mercado!;
  • Bônus: na caixa vem também acessórios para que você possa levar sua carteira para qualquer lugar, de forma segura e discreta!

Você pode comprá-la aqui.

E você, que tipo de carteira prefere? Já utilizou uma carteira hardware?

Se você quer aprender mais sobre altcoins, como comprar, como investir, novidades e tutoriais, nos acompanhe também no Youtube.

E para estar na frente e saber mais que 99% das pessoas sobre criptomoedas, assine nossa newsletter no início da página. Em apenas 3 e-mails você saberá tudo o que é necessário para começar a investir!

E se você tiver qualquer dúvida, não se esqueça: o Pedro está aqui para ajudar! Deixe seu comentário que em até 24 horas irei responder.

#SoftwareWallet #wallet #carteira