BitcoinTrade: tutorial e passo a passo para comprar e vender Bitcoin!

A BitcoinTrade é uma exchange brasileira para comprar e vender algumas criptomoedas, como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), entre outras. É uma plataforma bem simples e intuitiva para usar, mas vou deixar esse tutorial com passo a passo, pois sei que bastante gente se perde em alguns passos.

Ah, e só um recadinho antes de irmos para o tutorial: quero começar a colocar troubleshooting aqui nos posts, que é uma “solução de problemas”. Por isso, se você tiver qualquer dúvida ou problemas, coloca aqui nos comentários para que além de te ajudar, a gente possa ajudar outras pessoas com os mesmos problemas.

O que é a BitcoinTrade?

A BitcoinTrade é uma plataforma de compra e venda de criptomoedas, ou seja, uma exchange. Ela foi fundada em 2017 no Rio de Janeiro e hoje é uma das exchanges líderes no mercado nacional. Você pode encontrar a BitcoinTrade nas seguintes redes sociais:

Onde fica?

A BitcoinTrade fica no Edifício Victory, sediado na Avenida das Américas, nº 2480, na Barra da Tijuca. Rio de Janeiro/ RJ. CEP: 22640-101.

Como funciona a BitcoinTrade?

A BitcoinTrade vai funcionar de forma muito semelhante a outras exchanges:

  1. Você cria a conta e verifica com seus documentos;
  2. Faz um depósito na sua conta vinculada à BitcoinTrade;
  3. Com o saldo na sua conta, você compra suas criptomoedas;
  4. Com o saldo em moedas virtuais, você pode transferir para uma carteira para guardá-la (HOLD) ou vendê-las por um preço mais alto na própria exchange (trading). Simples assim!
BitcoinTrade tutorial com passo a passo

A BitcoinTrade é confiável?

Olha, pessoal, sendo bem sincera, nenhuma exchange é confiável! 😅 “O QUÊ? COMO ASSIM, JÉSSICA? TÁ DOIDA?“.

Qualquer exchange pode sumir do mapa com sua grana. Isso é fato e vocês precisam saber e aceitar isso! Por isso, o lugar onde você deve deixar seus cripto ativos, é numa carteira de criptomoedas e não paradas lá na exchange! Mas, tirando esse risco intrínseco de toda plataforma de compra e venda, sim, a BitcoinTrade é confiável!

Eu tenho uma conta nela e pra ser sincera, foi a primeira exchange que eu usei, até mudar para a NovaDAX, pois achei a NovaDAX mais completa, barata e com muito mais ativos para negociar. Se você quiser, tem tutorial com passo a passo completo da NovaDAX aqui. E mesmo assim, como eu costumo sempre ter ativos em mais de uma exchange, ainda uso a BitcoinTrade, porque até as taxas são boas!

Desde 2017 nunca tive nenhum problema de segurança ou de não conseguir fazer um depósito ou saque. Os problemas que eu tive foi porque perdi meu celular e não tinha feito backup do meu Google Authenticator (exatamente a cagada que eu disse para vocês não fazerem aqui). O suporte me atendeu super rápido e me ajudou a recuperar o acesso à conta da BitcoinTrade.

Para garantir a segurança, todas as movimentações e alterações que eu faço em minha conta, vai tudo para o meu e-mail. Além de fazer login com senha, eu uso o 2FA com o Autenticador Google na BitcoinTrade. E sempre que eu acesso a minha conta de um dispositivo diferente, eu preciso autorizar via e-mail.

Reclame Aqui da BitcoinTrade

Reclame Aqui da BitcoinTrade. Será que a Bitcointrade é confiável?

Para nós brasileiros, um ótimo termômetro para ver se uma exchange é segura, é dar uma olhada no Reclame Aqui, né? 😁 Então vamos ver o que tá rolando sobre a BitcoinTrade.

A reputação está classificada como “ótima”, obtendo nota 8,3 de 10! Além disso, todas as reclamações feitas na plataforma, são respondidas. E olha que eu fui pesquisar, viu? Eles mandam TEXTÃO, explicando tim tim por tim tim a dúvida e o problema que o cliente teve. Tanto que 77,2% dos usuários nos últimos 6 meses voltariam a fazer negócio na exchange.

Como criar uma conta na BitcoinTrade?

1. Acesse o site da BitcoinTrade. Logo na página inicial, você pode clicar em “Abrir conta”;

Abrir conta na exchange brasileira Bitcointrade

2. Agora você deve escolher se a conta que deseja abrir é de pessoa física (com seu CPF) ou de pessoa jurídica (com CNPJ para empresas). Preencha os campos de acordo com sua necessidade. Aqui, usaremos o exemplo para conta de pessoa física;

3. Registre seu e-mail. Será enviado um e-mail de confirmação. Verifique sua caixa de e-mails, promoções, spam ou lixo eletrônico, caso esteja demorando a receber;

4. Para aumentar a segurança da sua conta na bolsa Bitcoin Trade, é necessário fazer um procedimento chamado de “autenticação em 2 fatores”. Para isso, eu já deixei um tutorial completinho explicando a importância e como fazer essa etapa aqui: “Autenticador Google: o que é, pra que serve, como usar e solução de problemas“;

5. Depois disso, pronto! Sua conta foi criada, no entanto, para fazer suas negociações com Bitcoin e outras altcoins, é preciso verificar sua conta com seus documentos.

Verificação de conta

1. No canto superior da tela, onde aparece o seu nome, abra o menu e escolha a opção “Conta” e depois “Verificar conta”;

2. Depois disso, você precisará enviar alguns documentos para provar que você é você, rs. Os documentos são padrão: sua identidade, um comprovante de residência no seu nome (ou dos pais, ou cônjuge) e às vezes, uma selfie sua com um bilhete atual. Mas isso, é só você enviar o que eles pedirem. O tempo para aprovação da sua conta na BitcoinTrade é super rápido: demora alguns minutos ou horas. Não é para passar de 1 dia!

Como depositar e sacar dinheiro, Bitcoins, criptomoedas e altcoins?

É muito fácil começar! Basta seguir nosso tutorial abaixo de como comprar moedas usando a plataforma BitcoinTrade. Antes disso, você deve saber que você precisa enviar dinheiro para a sua conta da bolsa para poder fazer as compras em criptomoedas.

Depositar e sacar dinheiro na BitcoinTrade

1. No menu superior, clique em “Carteiras”;

2. Todos os seus saldos vão aparecer, você só precisa escolher o que deseja depositar ou sacar. No nosso exemplo, vamos depositar Reais (BRL). Clique na moeda;

3. Clique em “Ver depósitos”. Depois, no botão azul “Depositar reais”;

Transferência via PIX para exchange

4. Selecione as opções no formulário. Você poderá fazer esse depósito através de TED, DOC ou PIX. É só fazer a transferência igual você faria para qualquer outra conta.

Ah! Essa transferência só pode ser feita de uma conta que esteja em seu nome. E o destinatário será o a conta no nome da BitcoinTrade. Fique tranquilo(a), o dinheiro será disponibilizado na sua conta, você não vai perder essa grana!

5. Depois disso, é só aguardar que em pouco tempo (minutos), seu dinheiro estará disponível. Fique atento aos comunicados de indisponibilidade, manutenção do sistema ou feriados;

6. Para sacar, você vai fazer o processo inverso: ao invés de depositar, você clica em “Ver Saques”, que uma página com o histórico dos saques será aberta. E aí é só fazer uma transferência da BitcoinTrade para o seu banco.

Depositar ou sacar criptomoedas

1. Lá no menu de carteiras, selecione a criptomoeda que você deseja depositar ou sacar e clique nela;

Carteiras e saldos disponíveis na BitcoinTrade

2. Neste exemplo, vamos usar a Ethereum (ETH). Quando você clicar nela, vai aparecer um QR Code e um endereço alfanumérico para você fazer a transferência para a sua conta na BitcoinTrade. Se você não sabe como fazer um depósito ou saque de criptomoedas (transferência entre as carteiras), então eu recomendo altamente o texto da Coinomi. É um tutorial sobre uma wallet multi moedas, mas explica certinho como receber e enviar cripto ativos. Você precisa ler o tutorial se não sabe fazer isso, pois uma vez realizado, o envio de cripto não pode ser cancelado.

3. Se você quer sacar suas criptomoedas, então ali na tela das carteiras, clique em “Ver Saques”, pois você poderá enviar da sua wallet da BitcoinTrade para qualquer outra. Depósito e saque de moedas virtuais não passam de transferência entre endereços.

4. Realizada a transação, tanto de saque quanto depósito, basta aguardar alguns minutos, que podem variar de acordo com o tráfego da rede da moeda.

Como comprar e vender Bitcoins, altcoins e criptomoedas na BitcoinTrade?

Agora que você já possui fundos na sua conta para poder começar suas negociações, bora lá aprender como que compra e vende moedas digitais na plataforma! Aqui eu vou usar o exemplo de comprar e vender Litecoin (LTC), ok?

1. Ali no menu superior da BitcoinTrade, clique em “Mercado” e depois em “Mercado” de novo. Uma tela assim vai aparecer:

Exchange com novo mercado, livro de ofertas e gráfico integrado

Se a sua tela for diferente dessa que eu estou mostrando, vai aparecer um banner no topo da página pedindo para você conhecer o “Novo Mercado”. Clica em “experimentar” que sua tela vai ficar igual a essa acima.

2. Agora vou explicar cada elemento dessa tela, pois tem bastante informação, né? 😅 Veja que cada parte da tela tem um nome:

  • Negociação – onde você vai colocar suas ordens de compra e/ou venda;
  • Mercado – é o livro de ofertas. Onde estão as melhores ordens de compra e as melhores de venda;
  • Gráfico – a exchange disponibiliza um candlestick para você acompanhar o preço. Particularmente, eu prefiro fazer as análises no TradingView;
  • Executadas – são as últimas ordens de compra e venda executadas. O que tiver em verde, é ordem de compra. Em vermelho, de venda;
  • Minhas ordens – quando você tiver ordem em aberto, que ainda não foi executada, vai ficar aparecendo ali naquele espaço.

Comprar e vender Litecoin (LTC) na BitcoinTrade

1. Veja que ali na tela, bem em baixo do logo da BitcoinTrade, fica por padrão “BITCOIN – BTC/BRL”. Se você quiser negociar Bitcoin mesmo, não precisa mudar. Mas já que neste tutorial vamos usar a Litecoin como exemplo, então você precisa mudar ali o par negociado. Clica em cima de “BITCOIN – BTC/BRL” e selecione “LITECOIN – LTC/BRL“.

Comprar e vender criptomoedas. Ordem passiva (limitada) e ordem ativa (mercado)

2. Selecione o botão verde para “COMPRAR”, ou o vermelho para “VENDER”;

3. Em “Tipo de Ordem” você pode selecionar limitada ou mercado. A ordem limitada, você que escolhe quanto quer pagar ou receber por 1 Bitcoin. Essa ordem fica lá no livro de ofertas até alguém decidir negociar com sua ordem. A ordem mercado, é instantânea: você pega a melhor oferta de compra ou da venda;

4. Em “Valor da compra”, você coloca quanto do seu capital deseja usar para fazer aquela compra ou venda;

5. “Preço Unitário” só aparece quando sua ordem é do tipo limitada, que aí você define o valor por moeda que deseja pagar ou receber.

O campo “Posição no mercado” também só aparece quando a sua ordem é do tipo limitada, pois como você define o preço da sua criptomoeda, a sua ordem vai para o livro de ofertas. Essa posição é se a sua ordem é a primeira a ser executada, a segunda, ou se é a décima na fila. E para toda transação, sempre existirá uma taxa. Em estimativa de taxa, você já sabe quanto terá que pagar.

Veja que para vender, o processo é o mesmo: você só precisa selecionar o botão “VENDER”. Na compra, você sempre gasta seu saldo em BRL para receber em criptomoeda. Na venda, você gasta suas criptomoedas para receber saldo em BRL.

Quais moedas tem na BitcoinTrade?

Atualmente, a BitcoinTrade conta com 7 pares de negociação, sendo todos em BRL:

  • Bitcoin (BTC/BRL);
  • Ethereum (ETH/BRL);
  • Litecoin (LTC/BRL);
  • Bitcoin Cash (BCH/BRL);
  • Ripple (XRP/BRL);
  • EOS (EOS/BRL); e
  • DAI (DAI/BRL).

Qual a taxa da BitcoinTrade?

Para abrir conta e fazer depósitos, é gratuito. Já os saques e a execução de ordens, possuem taxas, descritas todas aqui. Para a execução de ordens, tem dois tipos de taxa:

  • Limitada: 0,25%
  • Mercado: 0,50%

Como descrito no próprio site da BitcoinTrade:

Ordem executada Uma ordem de compra ou venda que, ao entrar no livro, NÃO ENCONTROU uma oferta correspondente as suas definições. Portanto, essa permanecerá passiva, aguardando até que encontre uma oferta sob seus parâmetros para ser executada.

Ordem executora Uma ordem de compra ou venda que, ao entrar no livro, ENCONTRA uma ordem que esteja de acordo com seus parâmetros de venda ou compra. Portanto, essa executará imediatamente a compra ou venda correspondente.

Taxas de saque de Reais e criptomoedas

A exchange cobra a comissão de saque em Real de R$ 4,90 fixo. Já as taxas de saque em Bitcoin e demais criptomoedas, são variáveis.

Taxa de saque de criptomoedas para pagar a validação da mineração na Blockchain é variável

Na hora de fazer a transferência (saque) das suas criptomoedas para outro endereço, você poderá escolher a taxa a ser paga.

Se quiser uma transferência mais rápida, a taxa é maior. Se quiser pagar o menos possível, então sua transação vai demorar mais para ser validada.

Particularmente, eu sempre uso a taxa “Normal”, porque o tempo para a transação ser validada é muito relativo ao congestionamento da Blockchain da moeda que você está tentando transferir 🤷‍♀️. Essa taxa de transferência sempre existirá em uma transferência de criptomoedas e altcoins, pois é a taxa de mineração que vai para os mineradores que validam cada transação!

Bom, pessoal… acho que é esse o meu tutorial e review da BitcoinTrade. Se eu não consegui ser clara com vocês ou se tiverem algum problema e dúvida, por favor, deixem aqui nos comentários 👇, pois como eu disse à vocês, eu quero ter um “troubleshooting” nos textos, pra poder ajudar todo mundo. E convido a todos a participarem das redes sociais:

Um grande abraço virtual ❤

Jéssica.

4 comentários

  1. Oi! Qual carteria você usou para transferir suas bitcoins? Tentei usar a Exodus e Electrum mas diz que não é suportado….. 🙁

    1. Oi, Nani! Obrigada por sua mensagem! Nani, você está transferindo os Bitcoins da Bitcointrade para as carteiras ou das carteiras para a Bitcointrade? Existe um macetinho que eu descobri há pouco tempo. Me fala qual das situações que é, que eu te explico como fazer. Já aproveita e me fala aqui: o endereço da sua carteira começa com o número 1 ou 3?

      1. Oi Jessica. Então, seria transferir da BitcoinTrade para a carteira. Mas eu já consegui. Segui um tutorial de um fórum para criar uma carteira da Electrum com o “formato” suportado pela BitcoinTrade trade. O endereço da carteira criada começa com 3 😉
        Obrigada pela ajuda.

      2. Aaaah maravilha, Nani!!! Que bom que deu certo! Se quiser, entra no nosso grupo do Telegram, que quando surgir qualquer probleminha assim, eu tô por lá e te ajudo pelo celular, mais rápido. Fique a vontade! E oh… vamo aproveitar que o BTC vai estourar no norte!!! TO THE MOON! Abraços! <3

Deixe uma resposta