Cuba regulamenta o pagamento em criptomoedas no país

Segundo a Prensa Latina, a agência de notícias oficial de Cuba, o país passou a regulamentar o uso de cripto ativos como forma de pagamento.

Cuba passa a regulamentar o Bitcoin

Em vigor desde o dia 15 de setembro de 2021, a Resolução 215 de 2021 do BCC (Banco Central de Cuba), além de reconhecer e regulamentar o uso de criptomoedas, também prevê o licenciamento de plataformas para a operação dos ativos – as exchanges.

Há algum tempo atrás, o BCC já havia publicado a intenção de regulamentar o Bitcoin devido ao alto volume da criptomoeda recebida no país por meio de doações.

Resolução Cubana avisa quanto aos riscos da criptomoeda

A mesma resolução que regulamenta os ativos digitais, também alerta quanto a seu uso! Devido a possibilidade de anonimato, as criptomoedas podem ser usadas para financiamento de atividades criminosas. Além disso, o BCC alertou:

” (…) Mesmo que esses ativos e provedores virtuais operem fora do sistema bancário e financeiro, sua gestão envolve riscos para a política monetária e a estabilidade financeira. Isso se deve à sua alta volatilidade, sendo realizada em redes de dados no ciberespaço, geralmente descentralizadas, sem controle de emissões, regulamentação, supervisão oficial, regime de sanções, ou apoio de autoridades monetárias.”


Opinião!

Agora vem a hora do pitaco. Minha gente, até Cuba tá regulamentando as criptomoedas e nós não! 🤦‍♀️😑

Acredito que Cuba só tem a ganhar dando esse passo para a legalização e regulamentação de pagamentos e operações em criptomoedas no país. Com os obstáculos econômicos impostos pelos EUA, o povo de Cuba tem sofrido muito com o fluxo de remessas internacionais. O Western Union, por exemplo, deixou de prestar serviço no país devido a pressão dos EUA.

Como dito no post “Futuro do Bitcoin? Você sabe qual é?“, as criptomoedas não possuem fronteiras, não possui alguém que aponta o dedo e diz: você pode, você não pode! E dessa forma, pra terminar essa opinião de forma bem poética e impactante, eu resumo a criptomoeda como sendo uma provedora de liberdade econômica! É isso o que Cuba está ganhando com sua adoção.

E você, o que acha sobre isso? Me conta aqui nos comentários ou nas redes sociais! 👇

Com entusiasmo,

Jéssica.


Fontes consultadas

BENAVIDES, Alvaro. Cuba to recognise and regulate cryptocurrencies for payments. The Economic Times, 2021. Disponível aqui. Acesso em 22/09/21.

CUBA’S BCC issues cryptocurrency-related resolution. Prensa Latina, 2021. Disponível aqui. Acesso em 22/09/21.

Gostaria de fazer referência a essa notícia?

GONÇALVES, Jéssica. Cuba regulamenta o pagamento em criptomoedas no país. Aprender Sobre Bitcoin, 2021. Disponível em: https://aprendersobrebitcoin.com/noticias/cuba-regulamenta-bitcoin. Acesso em [coloque a data aqui].

Deixe uma resposta