Olá, querido(a) leitor(a)! No texto de hoje, vou explicar no detalhe o que é Blockchain!
A Blockchain é um livro-razão mundial, distribuído, transparente e imutável. Serve para o registro de dados e transações, rastreamento de ativos e execução de contratos inteligentes. Os registros são […]
Migração Wix para WordPress
Estamos migrando do Wix para WordPress para uma melhor experiência dos nossos leitores. Por isso, tenham paciência com os textos mal formatados, sem imagens ou links.
O que é Blockchain?
A Blockchain é um livro-razão mundial, distribuído, transparente e imutável. Serve para o registro de dados e transações, rastreamento de ativos e execução de contratos inteligentes. Os registros são feitos em ordem cronológica, formando blocos. E é daí que vem o nome Blockchain: cadeia de blocos!
A Blockchain é a mãe do Bitcoin e todas as Altcoins. Ela existe sem o Bitcoin, no entanto, o Bitcoin não existe sem a Blockchain. Sacou? Se você ainda não sabe o que é Bitcoin, pode entender aqui: “O que é Bitcoin? Guia completo 2020“.

Explicando a Blockchain
Você já viu um livro razão? É um caderno, onde os mais diversos tipos de registros são feitos. Então você pode ter um livro de registros (livro razão) para diversas coisas, como:
- Folha de ponto de funcionários;
- Entrada e saída de pessoas em um lugar;
- Entradas e saídas de um caixa;
- Retiradas de produtos em uma loja;
- Registro de pedidos; etc.
É preciso destacar que estes registros são feitos em ordem de tempo. Ou seja, na primeira linha, está o primeiro registro. Na linha 2, o segundo registro. Assim por diante.

A Blockchain é um livro razão mundial
Estou comparando com um livro razão escrito a mão, porque após registrar, não tem como apagar ou mudar o registro. A menos que você o corrompa.
A Blockchain funciona igual ao livro razão, só que virtual. No entanto, é impossível alterar um registro. É imutável, incorruptível! Não tem como falsificar ou hacker a Blockchain.
Antes de ser escrito na Blockchain, o dado tem que ser validado. Essa validação ocorre por meio de vários cálculos. Por isso, é preciso um computador que fique com essa missão. Ele faz um monte de cálculos para provar que a transação é verdadeira. Só então aquele registro é feito.
É por isso que dizemos que a Blockchain é confiável, tanto que seu apelido é “protocolo de confiança”. Tudo o que estiver registrado ali, é verdade! Qualquer pessoa no mundo pode ler e verificar a Blockchain, pois é distribuída a todos!
Características do Protocolo de Confiança
- Descentralizado, ou seja, ninguém controla ou é seu “dono”;
- Distribuída, então cada usuário possui uma cópia do livro razão;
- Protegido por criptografia avançada. O que impede que os dados e registros sejam deletados, revisados ou modificados;
- Confiável;
- Transparente;
- Mantém a privacidade dos usuários.

Vale lembrar que cada criptomoeda possui sua própria Blockchain. Ou seja, a moeda Ethereum tem sua própria Blockchain, que é diferente do Bitcoin.
Ou seja, existem muitas Blockchains, mas cada uma possui uma criptomoeda específica. Não levando em consideração os tokens.
O que é a cadeia de blocos da Blockchain?
O nome da Blockchain vem do inglês: “cadeia de blocos”. Mas você sabe o que são esses blocos?
Cada bloco é como se fosse uma folha do livro razão. Quando você termina de fazer os registros em uma folha, precisa começar uma folha nova. Na Blockchain, cada bloco é como se fosse uma folha desse livro razão. Só que ao final de cada bloco, é preciso uma assinatura.
Essa assinatura coloca data, hora e o número do bloco. Garantindo que ele será anexado ao bloco anterior. Ao mesmo tempo, garante que o bloco seguinte será anexado a ele. Isto mantém cada bloco em seu respectivo lugar.
Exemplo da cadeia de blocos
Para explicar a cadeia de blocos, vamos usar o exemplo do trem abaixo.
Bloco origem
Toda Blockchain possui seu bloco origem. É nele onde as regras do sistema são escritas. No nosso trem, este bloco é responsável por carregar todos os outros blocos. Além de definir o rumo para onde vão. Neste bloco há informações como:
- Quantidade máxima de criptomoedas que serão emitidas neste sistema;
- Qual a recompensa pela mineração de cada bloco;
- O código;
- Funcionalidades;
- Como vai funcionar;
- E demais parâmetros mais complexos.

Blocos
Após o bloco origem, vem o primeiro bloco, o bloco 1. As primeiras transações serão escritas nele. E quando todo o espaço for preenchido, este bloco será fechado e assinado.
Hash
O hash é uma chave criptografada, mas para nós, basta saber que é a assinatura que encerra um bloco. É a última informação de cada bloco, pois este só é assinado quando fica completo. Essa assinatura liga este novo bloco ao bloco anterior e ao próximo. Algumas das informações que contém em um hash:
- Data e hora;
- Quantas transações estão validadas no bloco;
- Número do bloco atual e do próximo.
Bloco que está sendo escrito
Veja que tem um vagão ali do trem que ainda não foi anexado ao trem. Este vagão representa o bloco que está sendo usado no momento. É o bloco incompleto, onde as transações ainda estão sendo registradas.
Quando todo o espaço deste bloco for preenchido, ele então será assinado com o hash e aí sim, será anexado à Blockchain. No nosso exemplo, ele representa o futuro bloco 3.
Banco de dados descentralizado
Quando falamos sobre a tecnologia das moedas digitais, sempre mencionamos os termos:
- Descentralizada;
- Distribuída.
Agora vamos explicar o que significam. Veja a imagem abaixo, onde temos 3 tipos diferentes de sistemas.

Centralizado
Em uma rede que é centralizada, temos um “dono” da rede. Ou seja, todas as informações e dados passam pelo dono. E só depois dessa mediação, são distribuídos para os demais usuários.
O sistema de um banco, por exemplo, é centralizado. Afinal, você tem sua conta lá dentro, mas as transações passam pelo dono. Que pode ou não recusar ou estornar suas operações.
O que é Blockchain descentralizada?
Em suma, é o contrário do primeiro. Possui vários centros de agregação, mas que distribuem o fluxo de informações e dados. Não possui um dono. Os dados passam por estes centros e o livro razão de todo mundo é atualizado simultaneamente.
Distribuído
Em uma rede distribuída, além de ser descentralizada, cada usuário da rede é um nó. E cada nó, possui uma cópia do livro razão. Cada usuário (ou nó), é como se fosse um centro desse sistema. Desta forma, todo mundo é dono. E cada usuário é a própria infraestrutura da Blockchain.
Ah! Será comum você ver esses “nós” serem chamados de “nodes”, ok? Então é bom conhecer o termo.
Se um node entra na rede, automaticamente as informações são todas copiadas e entregues a ele. E se um outro node sair, todos os outros usuários já possuem uma cópia de todas os dados compartilhados. Isso tudo é excelente para que não haja um ponto de falha na rede.
Vantagens da Blockchain
Agora que você já entendeu o que é Blockchain
Vamos falar das vantagens de usá-la e o que ela pode nos trazer de melhoria?

- Não existe um intermediador nas negociações entre duas partes;
- Usuários possuem controle total sobre seus dados e transações;
- Todas as transações são executadas assim como o protocolo determina, eliminando a necessidade de supervisão;
- O custo de uma transação é menor, pois não são necessárias as taxas para um intermediador ou uma entidade regulamentadora;
- Resistência a ataques: a rede é distribuída, então os dados estão protegidos e copiados em cada nó;
- Transações devem ser validadas, por isso, toda informação é completa, verdadeira, precisa e está sempre disponível para os usuários da rede;
- Ambiente limpo e organizado: dentro de uma blockchain, só existe um único banco de dados, onde tudo é organizado por ordem cronológica sem chance de alterações;
- Velocidade na transação: você já deve estar acostumado com a demora que as transferências entre bancos pode demorar, especialmente em feriados ou fora do horário comercial. Com a blockchain, as transações são feitas em minutos, 24/7. Sim, temos o PIX agora! Confira este texto: “O futuro do Bitcoin“. No final do texto, eu falo sobre o PIX ser um preparo para o uso das criptomoedas.
- Ainda haverá o uso da Blockchain de forma e em ambientes incríveis, pois existe uma infinidade de aplicações desta tecnologia na vida real, uma vez que qualquer documento ou bem possa ser traduzido para código e ser inserido no livro-razão.
Desafios do uso da Blockchain
Nem tudo é um mar de rosas, né querido(a) leitor(a). A Blockchain é o futuro e você precisa aceitar isso. Não há como escapar. Mas ainda temos uma série de desafios e obstáculos para atingir esta realidade.

Principais desafios da implantação da Blockchain
- Por ser uma tecnologia nova, há desafios para diminuir o tempo das transações e validação de dados. Além de que o limite de dados inseridos numa blockchain é fundamental para que seu uso seja aceito de forma ampla;
- Embora ajude a poupar tempo e dinheiro entre as transações, há um alto custo inicial para sua implantação;
- Por não haver uma entidade regulamentadora, nem terceiros supervisionando a rede, pode haver grande resistência dos bancos e outras entidades financeiras a aceitarem o uso global da Blockchain;
- Embora seja um dos sistemas mais seguros, com criptografia avançada e impossibilidade de rastrear informações, ainda há problemas de segurança cibernética que devem ser resolvidos e reforçados antes que a população mundial confie seus dados na rede;
- A mineração, ou validação dos dados da rede requer grande poder computacional e consumo de energia elétrica. O que nos mostra uma nova ameaça ambiental e separação daqueles que possuem recursos técnicos e computacionais (mineradores) dos usuários comuns.
- A tecnologia por trás da Blockchain é muito diferente da realidade no mundo hoje. Para que se torne plena, seria necessária uma adequação de todos os sistemas do mundo. Ou seja, para a Blockchain ser adotada, haveria a necessidade de um período de transição global.
- Além de um período de transição de sistemas, seria necessária também uma revolução na cultura. Quebra de paradigmas. É um serviço completamente descentralizado, onde a participação de cada node seria essencial.
A revolução já começou!
Sobre estes últimos 2 pontos de desafios, eu digo: já está acontecendo. Por isso, leia o artigo: “Você sabe qual o futuro do Bitcoin?“. E vai entender que aquela visão que tínhamos das moedas digitais para o futuro, já está acontecendo!
Você já conhecia a Blockchain? Se sim, acredita em seu uso globalmente, tão comum quanto usamos a Internet hoje?
Se você ainda não sabia o que é a Blockchain, ficou com alguma dúvida? O que achou deste artigo explicativo?
Deixe sua opinião aqui nos comentários ou lá nas nossas redes sociais! E não se esqueça: compartilha com aquele seu colega que ainda acha que o Bitcoin é uma bolha! 🤦🏻♀️🙄
Este artigo foi escrito com muito amor e devoção! ❤️
JG